O efeito Zeigarnik – a sensação de algo inacabado

O efeito Zeigarnik – a sensação de algo inacabado

O efeito Zeigarnik é que aquela sensação incômoda que nos perturba quando temos alguma coisa inacabada, qualquer tarefa ou atividade. Aquele sentimento de culpa quando começamos algo e não terminamos.

Como, por exemplo, quando se tem um relatório para revisar. Mas, cansado e com dificuldade de focar, tirou uns minutos de descanso e veio para internet e está nesse exato momento lendo esse post. Se você é como a maioria das pessoas é bem provável que uma “voz” esteja falando na sua cabeça: “você tem que terminar a revisão do relatório”. Isso é o efeito Zeigarnik acontecendo.Segundo os estudos de Bluma Zeigarnik, todos nós ficamos tensos quando temos algo que precisa ser feito e ainda não o fizemos.

Essa tensão, essa sensação incômoda é a responsável por não nos permitir esquecer que temos alguma coisa pendente, algo que tem que ser finalizado. E esse sentimento só vai embora quando concluímos a tarefa.

multitarefas cansam o cérebro

.

O problema é que nosso cérebro não consegue entender que muitas vezes não concluímos determinadas tarefas por motivos válidos e que não precisa ficar o tempo todo te lembrando que aquela tarefa está inacabada.

 

Nos dias de hoje, muitos dos nossos projetos não têm limites demarcando início e fim. Muitas pessoas tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo. É bem provável que você já tenha enfrentado esse dilema. Como a palestra pode melhorar? Como o programa de treinamento pode ser mais eficiente? Como aperfeiçoar a educação dos seus filhos? Como alavancar os acessos ao seu blog? Como aumentar a motivação da sua equipe? Como ser mais saudável? E, por último, quais informações você precisa ter para que esses projetos sejam bem-feitos?

 

Como minimizar então a ação desse efeito Zeigarnik?

 

O truque então é dar ao cérebro a sensação que ele quer: de tarefa concluída.

Existem várias forma de se fazer isso. Planejar é um delas.

Dar ao cérebro a impressão de que algo está terminado.

E transferir para outro lugar a tarefa de lembrar das coisas que precisamos fazer.

os post-it descansam o cérebro, pois colocam na parede as tarefas 

Anote sempre tudo o que você precisa fazer. Anote seus compromissos, pendências, obrigações.

Dar primeiro passo pode ajudar a romper o estado de inércia em que nos encontramos.

A seguir falarei sobre o  efeito Zeigarnik  nas ações inacabadas com amigos e parentes.

beijos no coração.

Lou Fernandes

Terapêuta Sistêmica

 

Inspirada na publicação do www.blogprodutivamente.com

Sobre o Autor

Lou Fernandes administrator

Deixe uma resposta